
 

 
ENTRE DENÚNCIAS E SILÊNCIOS:  

A COBERTURA DO CASO PASADENA EM EMISSORAS DE TV COMERCIAL E 
PÚBLICA1 

 

GT16: Estudos sobre Jornalismo 
 

José Tarcísio da Silva OLIVEIRA FILHO2  

(Universidade Federal de Juiz de Fora) 

 

Iluska Maria da Silva COUTINHO3  

(Universidade Federal de Juiz de Fora) 
 
Resumo 
 
O artigo tem o objetivo de analisar a cobertura de noticiários em emissoras de TV 

de exploração comercial (Jornal Nacional - TV Globo) e pública (Repórter Brasil - 

TV Brasil) no caso Pasadena, em que a petrolífera brasileira Petrobrás teve um 

prejuízo milionário após adquirir a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O 

estudo foi feito através da análise qualitativa e de conteúdo das noticias 

divulgadas pelos dois telejornais, pertencentes à Rede Globo e a TV Brasil, 

respectivamente. O episódio obteve grande repercussão na mídia e na sociedade 

por envolver a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Em 2006, época em que 

                                                            
1 Trabalho submetido ao GT de 16 Estudos de Periodismo do XII Congresso da Associação 
Latinoamericana de Investigadores da Comunicação - ALAIC. 
2 José Tarcísio da Silva Oliveira Filho é jornalista pela UFV e mestrando em Comunicação e 
Sociedade (UFJF). É especialista em Jornalismo Político e pesquisador no grupo de Jornalismo, 
Imagem e Representação. E-mail: jtarcisiofilho@gmail.com 
3 Iluska Coutinho é jornalista pela UFES, mestre em Comunicação e Cultura (UnB) e doutora em 
Comunicação Social (Umesp), com estágio na Columbia University (NYC). Atualmente é 
professora associada doa Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós Graduação em 
Comunicação (UFJF), atuando como líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Imagem e 
Representação. E-mail: iluskac@globo.com 



 

aconteceu a aquisição da refinaria, Rousseff ocupava o cargo de ex-ministra da 

Casa Civil e presidente do conselho administrativo da Estatal brasileira. Neste 

contexto, a cobertura da TV Brasil, emissora pública, se tornou objeto de análise 

comparada. 

 

Introdução - O caso Pasadena 
 

No mês de março de 2014 um fato, em caráter de denúncia, ganhou centralidade 

na mídia brasileira, e se impôs como pauta para a reflexão sobre o telejornalismo 

em emissoras de naturezas distintas quanto a financiamento. Trata-se do caso 

Pasadena, que será apresentado brevemente aqui. 

 

A Petrobrás é uma empresa de capital aberto na qual o Governo Brasileiro é 

considerado o sócio majoritário. Ela é líder do setor petrolífero no Brasil e está 

presente em 25 países, de acordo com informações divulgadas pela mesma. A 

polêmica, intensificada em março de 2014, envolve a compra em 2006 de 50% da 

refinaria de Pasadena, Estado do Texas, nos Estados Unidos. A transação é 

analisada pela imprensa do Brasil e por políticos da oposição, como um dos piores 

negócios da história da Estatal. 

 

De acordo com informações veiculadas no dia 27/03/2014 pelo Jornal Nacional, 

em 2005 a empresa Belga Astra Oil comprou a refinaria de Pasadena por US$ 126 

milhões, entre valor de aquisição e investimentos. No ano seguinte, a Astra Oil 

vendeu metade da empresa para a Petrobrás, que desembolsou de imediato US$ 

416 milhões. Assim, incialmente, a conta superava em mais de três vezes o que a 

Astra Oil gastou comprando 100% da refinaria em 2005.  

 

Mas os gastos da Estatal de economia mista ficaram maiores. Em 2008 a empresa 

belga entrou em confronto com a Petrobrás, obrigando-a a comprar a parte dela 



 

da refinaria. O procedimento estava previsto em uma cláusula contratual, que em 

caso de desacordo, uma parte deveria comprar a da outra. Depois de acionar a 

justiça, a empresa brasileira perdeu e foi condenada a pagar US$ 820 milhões. 

Portanto, no final das contas, a Petrobrás gastou US$ 1,236 bilhão de dólares em 

Pasadena desde o momento da aquisição valor considerado muito alto pelos 

especialistas ouvidos. 

 

A presidente Dilma Rousseff, que na época da compra era presidente do conselho 

administrativo da Estatal e Ministra da Casa Civil, autorizou a transação. Em 

comunicado oficial em março de 2014, disse desconhecer a cláusula put option, 

que obriga a compra de parte de uma empresa pela outra em caso de desacordos. 

Em vários telejornais comerciais, o pronunciamento foi criticado por especialistas, 

políticos e até pelo ex-presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, que julgaram a 

cláusula como comum neste tipo de contrato, contestando o desconhecimento de 

Dilma. O pedido da abertura de uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) 

foi protocolado. A investigação é feita pelo Tribunal de Contas da União, Ministério 

Público Federal e Polícia Federal.   

 

O caso merece ser estudado pela repercussão alcançada na mídia, no congresso 

nacional e também por envolver nomes importantes, como o da presidente Dilma 

Rousseff e da Petrobrás, em um momento considerado estratégico, próximo às 

eleições presidenciais de 2014. O trabalho também serve para verificar como a TV 

pública nacional, representada pela TV Brasil, se comporta diante dos 

acontecimentos polêmicos, que envolve o governo e que são abordados com 

ênfase pela mídia comercial. 

 

Para a discussão empreendida nesse texto recorremos aos conceitos e 

potencialidades da televisão pública, em Martín Barbero; as propostas e origens 

da TV Brasil, detalhadas por Aguiar(2012), a visão crítica acerca do papel do 



 

jornalismo público apresentada por Bucci(2010), assim como as premissas para 

um jornalismo de qualidade, propostas por Leal Filho(2008).  O trabalho também 

faz referência às pesquisas sobre TV Pública e TV Brasil, desenvolvidas por 

Coutinho (2013) e demais integrantes do grupo de pesquisa Jornalismo, Imagem e 

Representação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

 

Telejornalismo público e TV Brasil 
 

A diferença entre o telejornalismo público e comercial é evidenciada em vários 

aspectos, como independência de cobertura, valorização de regionalismos e a 

promoção da cidadania na divulgação da informação. No Brasil a discussão sobre 

o modelo público se tornou mais intensa após a inauguração da TV Brasil, em 

dezembro de 2007. O momento representou, por um lado, a esperança por um 

jornalismo diferenciado, que pudesse atender aos interesses daqueles que 

custeiam a emissora: a própria sociedade.  

 

Musse e Pernisa ressaltam que o papel da TV Pública em todo o mundo “tem 

como proposta trabalhar melhor a diversidade, assegurando mais espaço para 

aqueles que não têm como se mostrar nas grandes redes sociais” (MUSSE e 

PERNISA, 2010, p.8).  Já Carmona (2006), afirma que “a rede pública que faz 

sentido se dará pela possibilidade de diversificar as opiniões, de abrir os 

conteúdos, de tratar de todos os temas e abordar todas as localidades. Essa será 

sua marca e sua qualidade”. Uma prática também descrita no conceito de 

pluralidade. Ressalta-se também necessidade de produzir modelos e formatos 

diferenciados. 

 

Entretanto, apesar das premissas deste modelo, no processo de criação da TV 

Brasil, houve a preocupação para que a emissora não fosse utilizada para atender 

aos anseios governamentais, já que a maior parte dos recursos que a mantem, é 



 

repassada pelo Governo Federal. A discussão se tornou intensa quando a medida 

provisória que trata da regulação da emissora pública foi decretada. 

 

A medida provisória publicada no dia 11 de outubro de 2007, 

vincula quase que exclusivamente a emissora ao governo 

federal. Isso fica claro na subordinação da empresa à 

secretaria de Comunicação Social (Secom) e no poder do 

Presidente da República de indicar 80% dos membros do 

Conselho Administrativo e 95% dos integrantes do Conselho 

Curador (responsável pelas diretrizes e linha editorial), 

formado por “representantes da sociedade civil”. Que 

representantes são estes? Em vez de optar por uma 

arquitetura pública de escolha de seus integrantes, o que se 

viu foi uma total ausência de critérios no processo de 

definição do Conselho Curador. (Barbosa, 2008, p. 53) 

 

Em 2008, algumas mudanças foram efetuadas na composição do conselho 

curador da Empresa Brasil de Comunicação, responsável pela gestão da TV 

Brasil. Aguiar (2012) relata que “tanto a Câmara Federal como o Senado, passam 

a estar representados no Conselho”. A ouvidoria também foi criada com o intuito 

de ser um canal entre a sociedade e a emissora. Se incialmente, todos os 

membros foram indicados pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, com o 

fim dos mandatos foram realizadas consultas públicas para a escolha dos novos 

representantes para as vagas destinadas a sociedade civil4. 

 

                                                            
4 A última consulta pública foi realizada em 2014. 58 candidatos da sociedade civil foram indicados 
para cinco vagas do Conselho Curador da EBC. A indicação foi feita através de 207 entidades 
habilitadas. A lei 11.652/2008 determina que o conselho seja composto de 15 representantes da 
sociedade civil, quatro Ministros de Estado, e representantes do Senado (1), Câmara (1) e 
funcionários (1), totalizando 22 membros. 



 

Mas pontos polêmicos ainda não foram alterados, como a nomeação dos diretores 

da EBC e do seu conselho de administração, que “continuará sendo da 

competência exclusiva do Executivo, embora a demissão de qualquer diretor 

tenha que ser apreciada pelo Conselho Curador” (AGUIAR, 2012, p. 198). 

 

Bucci (2010) reforça que quanto à informação jornalística, “a emissora pública é 

um posto avançado daquilo que o cidadão tem direito a perguntar e demandar, 

não daquilo que o poder gostaria de difundir”. No texto, de caráter opinativo, o 

professor da Escola de Comunicação e Artes de São Paulo e ex-diretor da 

Radiobrás (2003-2007), também defende que “as emissoras públicas, em suma, 

existem para ajudar a sociedade a realizar o ideal da imprensa - que é instituição 

social, independente do Estado, em que vige a liberdade de expressão, incumbida 

de fiscalizar o poder”. 

 

Assim, percebe-se que a TV pública pode promover uma comunicação diferente 

da difundida pela grande mídia nacional, já que a imprensa comercial – dominante 

no Brasil - tem conceitos orientados pela audiência e lógica do mercado.   

 

Enquanto na Europa e mesmo nos Estados Unidos em 

primeiro lugar estavam os telespectadores, entendidos como 

cidadãos, entre nós, desde o começo os telespectadores 

foram considerados apenas consumidores e tratados como 

tal (Carrato, 2004, p.4). 

 

Scorsim (2007) reforça que a finalidade básica de uma televisão comercial, como 

é o caso da TV Globo que produz o Jornal Nacional, “é o desempenho de uma 

atividade econômica, com o intuito de lucro, o qual é buscado mediante receitas 

do mercado publicitário”. 

 



 

Considerando este cenário, Leal Filho (2008) elenca três razões para justificar a 

televisão pública no Brasil: a socialização da produção de bens simbólicos 

produzidos no país, a abrangência nacional e sua necessidade social. “A primeira 

diz respeito à hegemonia do modelo comercial, rígido por índices de audiência 

(mera sanção do mercado, no dizer do sociólogo francês Pierre Bourdieu), que 

impede o acesso à televisão de bens culturais não transformados em 

mercadorias” (LEAL FILHO, 2008, p.56). Tal fenômeno atuaria como inibidor ao 

surgimento de manifestações culturais e artísticas, devido ao não reconhecimento 

do público. 

 

Já a abrangência nacional diz respeito à necessidade de uma rede de emissoras 

públicas que possa chegar a todos os domicílios e atender a todos os públicos - 

nesta questão também podemos incluir o reconhecimento do regionalismo. Por 

fim, a necessidade social é explicada pela demanda social por novas ideologias e 

formas de pensamento - práticas que ficaram engessadas diante do histórico do 

modelo de televisão brasileiro. 

 

Portanto, “a televisão pública acaba sendo, hoje, um decisivo lugar de inscrição de 

novas cidadanias, onde a emancipação social e cultural adquire uma face 

contemporânea” (MARTIN BARBERO, 2002, p. 57). Assim, percebe-se que a TV 

Brasil, como televisão pública, tem o compromisso de oferecer uma programação 

que promova a cidadania, e para isso, a necessidade da real independência 

política – um pensamento que ainda precisa ser consolidado na sociedade.  

 

Martin Barbero (2002) considera que na América Latina o público é confundido 

com o social.  

 

“A reflexão latino-americana começa a perceber a 

necessidade de redefinir o caráter público, a partir das 



 

experiência-limite enfrentada pelos países dominados por 

ditaduras, isto é, a partir do modo nos quais a sociedade se 

comunica quando o poder rompe as regras mínimas da 

convivência democrática e estrangula a liberdade e os 

diretos cidadãos, censurando, destruindo e amordaçando a 

mídia até convertê-la em mera caixa de ressoancia da voz do 

amo. (Martin Barbero, 2002, p. 49) 

 

Essa percepção confirma a necessidade da mídia pública se distanciar dos 

interesses estatais, até mesmo devido a herança política brasileira. Em uma 

projeto de Avaliação do Telejornalismo na TV Brasil, pesquisadores da 

Universidade Federal de Juiz de Fora constataram que a implantação de uma 

emissora pública no país é uma “alternativa concreta para a prática de um 

jornalismo orientado de forma efetiva pela observância do interesse público” 

(COUTINHO, 2013, p.28). 

 

Nesse processo, estabeleceu-se como premissa que o 

Telejornalismo Público deveria ter como um de seus 

princípios orientadores, em especial, avançar para além da 

distinção de forma-conteúdo que impediria a oferta de 

informação de qualidade nas emissoras comerciais e 

estatais, na medida em que estaria liberto da perspectiva 

mercadológica, da busca pelo lucro, comercial sobretudo. 

(Coutinho, 2013, p.29) 

 

Isto é, um jornalismo independente, que não haveria outra preocupação, a não ser 

atender aos anseios da população, daqueles que procuram novas formas de 

comunicação e informações para a formação crítica. 

 



 

Repórter Brasil e Jornal Nacional 
 

O Repórter Brasil é o principal telejornal da TV Brasil. É exibido em duas edições, 

às 12hs e às 21h. No caso do noturno, atualmente é ancorado por dois jornalistas 

em Brasília e tem duração média de 60 minutos diários. A exibição, assim como o 

Jornal Nacional, é de segunda a sábado. Além de apresentar entrevistas ao vivo 

com comentários e explicações sobre determinados assuntos que estão em pauta, 

também exibe quadros, como o “Outro Olhar” – onde vídeos dos telespectadores 

são veiculados para demonstrar visões diferenciadas – e o Repórter Brasil 

Pergunta – são povo falas com diversas inserções ao longo do telejornal para 

mostrar a opinião da população em relação a uma pergunta elaborada pela 

edição.  

 

O Repórter Brasil segue a proposta da TV Brasil, que se define como “uma 

televisão pública nacional, independente e democrática”, voltada a promoção do 

jornalismo cidadão. Sua política interna e editorial é acompanhada pela Empresa 

Brasil de Comunicação (EBC), criada em 2007. A estrutura da EBC é composta 

pela assembleia geral, conselho de administração, diretoria executiva e os órgãos 

de fiscalização e contribuição editorial, como o conselho curador. 

 

Já o Jornal Nacional, noticiário comercial, entrou no ar em 1969 e é o telejornal 

mais antigo ainda em veiculação na televisão brasileira. Apesar da ligação na sua 

origem com o regime militar, atualmente se diz produtor de um jornalismo 

independente e objetivo, voltado a mostrar em seus 33 minutos líquidos de 

produção o que o editor-chefe e apresentador William Bonner considera “o que de 

mais importante se deu no Brasil e no mundo” (BONNER, 2009, p. 23). 

 

O telejornal conta com uma grande estrutura técnica e operacional. Há 

correspondentes espalhados por vários países do mundo, utiliza-se de materiais 



 

produzidos por uma forte rede de afiliadas em território nacional e eventualmente 

elabora projetos ambiciosos, como o JN no ar, que foi iniciado em 2010 e visitou 

26 Estados, além do distrito federal naquele ano.  

 
Metodologia 
 

O levantamento foi feito utilizando métodos quantitativos e de análise de conteúdo, 

considerando as notícias divulgadas pelos dois telejornais (Repórter Brasil e 

Jornal Nacional) que possuem origens distintas, mas que são veiculados em 

horários semelhantes e para todo o Brasil. 

 

A pesquisa considerou as edições veiculadas no período de 19 a 28 de março. A 

delimitação foi feita devido ao dia 19 março ter sido marcado como o reinício da 

polêmica envolvendo a Petrobrás. Nele, a presidente Dilma Rousseff emitiu um 

comunicado oficial na qual afirmava desconhecer cláusulas importantes do 

contrato na época em que aprovou a compra de parte da belga Astra Oil pela 

Estatal Brasileira. A partir deste momento, o assunto ganhou destaque em vários 

veículos de comunicação com desdobramentos e repercussões. 

 

As informações foram classificadas quanto ao formato, fontes procuradas – e suas 

posições partidárias evidenciadas nos depoimentos -, tempo de inserção e 

recursos utilizados para explicar a notícia. A análise se encerra com a edição do 

dia 28, um dia após o pedido de abertura da CPI ser protocolado pelos 

parlamentares no congresso. Esta data marca o fim de um período de discussão 

entre oposição e a base governamental, onde mesmo depois de esforços do 

governo, a Comissão Parlamentar de Inquérito é criada para investigar as 

denúncias veiculadas pela imprensa e apontada pelos órgãos fiscalizadores. 

 



 

A coleta dos dados foi realizada através dos sites dos telejornais, onde são 

publicados diariamente os materiais informativos que são transmitidos pela TV. A 

duração da reportagem também considera a cabeça lida pelo apresentador e a 

nota pé. 

 

A cobertura em análise: descrição dos dados 
 
Os dois telejornais assumiram posturas distintas na forma e tempo dedicado ao 

tema em suas edições diárias durante o período em análise. Se no caso da 

cobertura global o espaço se aproxima quase de uma super-exposição, na 

emissora pública há o que poderia ser caracterizado como silenciamento diante do 

tema. 

 

A cobertura do Repórter Brasil nos assuntos envolvendo a Petrobrás foi tímida. 

Durante os nove dias de análise, não foi exibida nenhuma reportagem nos 

padrões convencionais do telejornalismo5. Das sete inserções no período, cinco 

foram notas secas – na qual o apresentador apenas lê a informação sem qualquer 

interação com imagens, artes ou depoimentos.  

 

Descrição das notas secas exibidas no Repórter Brasil (TV Brasil) 

Data Título Características Tempo 

19/03 

Refinaria foi 

comprada com 

valor acima do 

real pela 

Petrobrás 

Repassa o comunicado da presidente 

Dilma Rousseff, que disse que as 

cláusulas não foram repassadas à ela na 

época que aprovou a compra da refinaria 

de Pasadena.  

30s 

20/03 Polícia Federal Noticia a prisão do ex-diretor de refino e 38s 

                                                            
5 Considera-se reportagem padrão no jornalismo, aquela constituída de off, passagem e, 
frequentemente, sonora, como relatam manuais de telejornalismo.  



 

prende ex-diretor 

de refino da 

Petrobrás. 

abastecimento da Petrobrás, Paulo 

Roberto Costa pela Polícia Federal. 

Suspeito com organização de lavagem de 

dinheiro. Não há menção de ligação com a 

compra da refinaria de Pasadena. . 

25/03 

Presidenta da 

Petrobrás deve ir 

ao senado para 

falar sobre 

compra de 

refinaria no 

Texas. 

Presidenta da Petrobrás, Graça Foster e o 

Ministro da Energia, Edson Lobão devem ir 

ao Senado para falar da compra da 

refinaria de Pasadena. Também diz que 

um grupo de parlamentares protocolou 

uma representação contra a Dilma 

Rousseff na controladoria geral da 

república. Argumentando negligencia por 

parte da presidenta na negociação. 

35s 

26/03 

Ministro da 

Fazenda é 

convidado para 

falar sobre a 

Petrobrás 

Informa que o Ministro da Fazenda Guido 

Mantega foi convidado pela Câmara para 

falar sobre a Petrobrás. Ele é o atual 

presidente do conselho da Estatal. 

Também falou que a Petrobrás investiga a 

compra da refinaria de Pasadena. 

29s 

27/03 

Oposição 

protocola 

requerimento de 

criação de CPI 

para investigar 

Petrobrás. 

Fala que senadores protocolaram o 

documento para requerer uma CPI para 

investigar a polêmica envolvendo a 

Petrobrás na compra da Astra Oil. 

24s 

 
Fonte: Autores via análise da TV Brasil <http://tvbrasil.ebc.com.br/> 

  



 

No dia 25/03, a nota seca é seguida por uma sonora avulsa, de um membro a 

favor do governo da presidente Dilma Rousseff, o Ministro de Justiça José 

Eduardo Cardoso. Ele ressalta que a atitude da oposição é eleitoreira. A outra 

veiculação foi um comentário do jornalista Luís Nassif sobre a prisão do ex-diretor 

da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, pela Polícia Federal. Porém, o vídeo não foi 

publicado na página do Repórter Brasil na internet. 

 

O Jornal Nacional adotou uma conduta diferente do Repórter Brasil. Foram 23 

inserções ao longo do período analisado. A forma de abordar a notícia foi feita, na 

maioria das vezes, através de reportagens completas e artes para auxiliar o 

telespectador nas contas, que eram extensas.  

 

 
 

As reportagens também buscaram equilibrar a quantidade de sonoras 

provenientes da oposição e dos aliados do governo.  

  



 

 

Os ó

inves

Públ

com

repo

erros

do jo

 

Tam

com

conc

torna

de e

negó

“cala

          
6 Alg
jorna
mal, 
acont

órgãos ofic

stigação, 

lico. Perce

paração c

ortagens – 

s governam

ornal se co

mbém se 

entar os a

clusão de 

a evidente

economia e

ócio em co

amitosa".   

                      
uns autores 
lística” privile
o pró e o co
tecimento, e

ciais, repre

como Trib

ebe-se que

com a opo

em tons 

mentais. A

omportar pe

nota o us

assuntos. 

que a con

e no dia 25

e política d

omprar a r

                      
 criticam a 
egia uma vis
ontra, etc” (T
m detrimento

0

2

4

6

8

Font

esentados

bunal de C

e houve u

sição. A c

críticos e 

Assim, ao d

erante os t

so de es

Eles atuam

ndução feit

5/03, quan

da Bélgica,

refinaria em

       
metodologia

são bipolar, o
TRAQUINA, 
o de abordag

tes utilizad
Nacion

no gráfico

Contas da

uma sonor

constatação

utilizando

dar espaço

telespecta

pecialistas

m como u

ta pela Pe

do recorre

 que desta

m duas pa

 do “outro la
onde o mund
2005, p.47)
gens diferen

das na cob
nal ‐ Caso 

o, são refe

a União, P

ra a mais 

o pode se

 de relató

o para o o

dores com

s e da im

ma forma 

etrobrás, fo

e as inform

acou que a

artes” cons

ado”. Traqui
do é “estrutur
. É definida 
ciadas e da 

bertura do
Pasadena

rentes aos

Polícia Fed

de aliado

e explicada

órios para 

outro lado6

mo “isento” 

mprensa i

de levar 

oi um mau

mações do 

a "Petrobrá

siderando a

ina (2005) c
rado em polo
como uma f
promoção de

o Jornal 
a

Quan

 

s de fiscali

deral e M

s do gove

a pelo cará

apontar p
6, seria um

do assunt

nternacion

o telespec

u negócio. 

L'Echo, u

ás fez um p

a transaçã

considera qu
os opostos: o
forma de sim
e pluralismos

ntidade

zação e 

Ministério 

erno em 

áter das 

ossíveis 

ma forma 

o. 

nal para 

ctador a 

Isso se 

m jornal 

péssimo 

ão como 

e a “tribo 
o bem e o 
mplificar o 
s. 



 

 

Porém, ao considerar o tempo de cada inserção, percebe-se que em muitas 

sonoras, a oposição teve tempo maior do que os representantes da base do 

governo. No dia 19/03, por exemplo, logo após a notícia que mostrou o 

desconhecimento de Dilma Rousseff sobre as cláusulas polêmicas, o 

apresentador William Bonner chamou um depoimento de 23 segundos do senador 

da oposição (PSDB) Aécio Neves - que também é pré-candidato à presidência 

para as eleições de 2014 -, no qual são feitas críticas a Dilma, então Ministra da 

Casa Civil na época do negócio. Logo depois, com 7 segundos a menos, o líder do 

governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), fez uma declaração defendendo as 

condutas da atual chefe do executivo. 

 

É aparente que ambos os jornais tiveram dificuldades para conseguir imagens e 

depoimentos importantes. Como já dito, o Repórter Brasil optou pelo caminho 

mais neutro com as notas secas. Nem o movimento do congresso – onde 

aconteciam discussões calorosas sobre a criação da CPI - o telejornal mostrou. 

Vale ressaltar que parte do jornal é produzida em Brasília, perto de onde 

aconteciam as decisões políticas. 

 

O Jornal Nacional divulgou imagens das assinaturas coletadas por políticos no 

congresso para a abertura da CPI. Para contornar a ausência de imagens, foram 

utilizados arquivos de apoio dos principais envolvidos na polêmica, imagens dos 

jornais impressos onde eram publicadas as últimas informações sobre o caso e 

artes – como forma de promover maior didatismo ao assunto e também contornar 

a ausência de imagens para cobrir o off do repórter.  

 

É interessante notar que as primeiras imagens da refinaria de Pasadena só foram 

exibidas no dia 23/03/2014, no terceiro dia após o início da polêmica. Por ficar em 

uma região distante da base da Rede Globo em Nova York, deduz dificuldades 



 

para chegar ao sul dos EUA para captar as imagens no Estado do Texas. Depois 

da primeira inserção, todas as demais eram acompanhadas por um símbolo 

colorido da Globo no canto tela, em referencia à exclusividade.  

 

Essa capacidade da Rede Globo em conseguir mais recursos para compor as 

reportagens, pode ser explicada pelo poder da emissora comercial, tanto 

financeiro quanto técnico. Repórteres correspondentes também auxiliaram na 

cobertura internacional. 

 

Mesmo com a evidente cobrança por parte da sociedade e políticos da oposição 

contra o chamado jornalismo “chapa branca”, postura governista em geral 

associada à emissoras financiadas pelo executivo, a TV Brasil não deu destaque 

ao assunto. A constatação é feita quando se analisa o tempo total dedicado ao 

caso Petrobrás nos nove dias referentes à pesquisa. 

 

 
* O tempo de um comentário realizado no dia 21/03/2014 não foi contabilizado pelo 

motivo do vídeo não ter sido inserido no site da TV Brasil, o que impossibilitou o calcula 

da duração. 

  

Portanto, a cobertura realizada pelo Jornal Nacional foi 18 vezes maior do que a 

feita pelo Repórter Brasil, considerando o tempo dedicado ao assunto. No viés de 



 

conteúdo, também se considera que houve maior quantidade e variedade de 

sonoras, VTs, repercussões e recursos informativos.  

 

Conclusão  
 
Por meio da análise dos dados obtidos, a partir da investigação do conteúdo dos 

telejornais, é possível afirmar que o Repórter Brasil evitou se aprofundar na 

polêmica envolvendo a Estatal, Petrobrás. Por outro lado, o Jornal Nacional exibiu 

ao menos uma matéria diariamente durante o período analisado, incluindo 

repercussões indiretas, como a queda no valor das ações da petroleira e o atraso 

das obras na refinaria de Pernambuco e no Complexo Petroquímico do Rio de 

Janeiro, o noticiário público se limitou – na maior parte das vezes – a divulgar 

informações curtas através de notas secas. 

 

É evidente que a TV Brasil não possui tantos recursos quanto a estrutura 

comercial para enviar um correspondente ou cinegrafista para Pasadena, como 

fez o Jornal Nacional. Porém, as discussões realizadas no Congresso eram 

cobertura de fácil acesso para a emissora pública, na medida em que ocorriam 

mesma cidade onde o telejornal é ancorado - Brasília. É importante destacar 

também que alguma das notas, como a exibida no dia 19/03, quando começou a 

série de reportagens pelo JN, foram dedicadas exclusivamente para dar voz a 

defesa do governo federal.  

 

Nenhum depoimento de parlamentares da oposição, que protocolaram o pedido 

da CPI, foi inserido. Já o Ministro da Justiça, durante 44 segundos, encontrou 

espaço para criticar a conduta de deputados e senadores do congresso que 

fizeram o pedido da Comissão Parlamentar. Atitudes como essa, mostram o 

aparente “medo” de uma emissora - que tem a maior parte das verbas oriundas do 

governo - em dar destaque a assuntos polêmicos, que envolvem a presidência.  



 

 

Os indícios de má gestão, evidenciados pela mídia estrangeira e pelas perdas 

milionárias, podem ser considerados de interesse público – uma das premissas na 

promoção do telejornalismo público. Já que a Petrobrás é uma empresa na qual a 

maioria das ações pertence ao Estado, e consequentemente à sociedade 

brasileira. 

 

Porém, ao invés de uma cobertura diferenciada, plural, com novas formas de 

abordagens e pontos de vistas, dentro dos conceitos que definem o jornalismo 

público, o que se viu – e ouviu - foi um silêncio, com pequenos ruídos, em sentido 

metafórico, representados pelas enxutas notas secas. A promoção do jornalismo 

cidadão, como forma de prover o telespectador de informações para a análise 

crítica, não foi evidenciada. 

 

As consequências deste contexto podem ser vistas também como uma frustação 

do telespectador que acredita no potencial do telejornalismo público. Ao buscar 

informações sobre o assunto na mídia, não vai encontrar outra opção a não ser a 

versão exibida no noticiário comercial. 

 

Apesar dos resultados, ressaltamos que a TV Pública representa um passo 

importante para a democratização da mídia no país. Mas considerando exemplos, 

como os dos países europeus, onde essa plataforma se apresenta com maior 

independência e consolidação, no Brasil ainda é preciso mudanças e evolução. 

Alguns recursos, como a ouvidoria e a presença do Conselho Curador 

representado – em sua maioria – pela sociedade civil podem ser grandes aliados 

nesse processo, assim como a pesquisa sistemática de sua cobertura poderia 

oferecer instrumentos para uma cobrança mais cidadã quanto à programação da 

emissora. 

  



 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

 

Aguiar, I. (2012). TV Brasil: algo novo no ar. Florianópolis: Tribo da Ilha. 

Barbosa, B. (2008). TV Brasil: o Faz-de-conta da Emissora Pública. Revista 

Adusp, (pp. 49-54) São Paulo. 

Bonner, W. (2009). Jornal Nacional: Modo de Fazer. Rio de Janeiro: Editora 

Globo. 

Bucci, E.  (2010). É possível fazer televisão pública no Brasil? São Paulo, Novos 

Estudos. Acesso em: 27 de março de 2014. Disponível em: 

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002 01000 030000 1& script = 

sci_arttext.  

Cannito, N. (2010). A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos 

modelos de negócio. São Paulo: Summus. 

Carmona, B. Papel e a contribuição social da TV pública. ComCiência: Revista 

Eletrônica de Jornalismo Científico. Acesso em 10/10/2006. Disponível em: 

http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=18&id

=182.  

Carrato, A. (2005). A TV pública e seus inimigos. V ENLEPICC Encontro Latino 

Americano de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. 

Salvador, BA, 2005. 

Coutinho, I. (org.). (2013). A informação na TV Pública. Florianópolis: Insular.  



 

Empresa Brasil de Comunicação. Acesso em 26/03/2014. Disponível em 

http://www.ebc.com.br/.  

Jornal Nacional. Acesso em: 27/03/2014. Disponível em: g1.globo.com/jornal-

nacional.  

Leal Filho, L. L. (2008). A nova televisão brasileira. Revista Adusp, 49-54. São 

Paulo. 

Martin Barbero, J. (2002).Televisão pública, televisão cultural: entre a renovação e 

a invenção. In: Ricón, O. (org.) Televisão pública: do consumidor ao 

cidadão. 41-80. São Paulo: ILDEs/FES.   

Meirelles, A., & Coutinho, I. Análise do Jornalismo da TV Brasil: Uma avaliação do 

cumprimento do papel público de uma emissora de televisão. In: IV 

Seminário Internacional - Media, Jornalismo e Democracia, 2012, Lisboa. IV 

Seminário Internacional - Media, Jornalismo e Democracia, 2012. 

Petrobrás. Acesso em 29/03/2014. Disponível em  

 http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/.  

Scorsim, E. (2007). O Processo de Evolução do Estado, da Administração Pública 

e do Direito Administrativo. Interesse Público (Impresso), 42, 127-144. 

Traquina, N. (2005). Teorias do Jornalismo. A tribo jornalística – uma comunidade 

interpretativa transnacional. Nelson Traquina – Florianópolis: Insular. 

TV Brasil. Acesso em: 25 de março de 2014. Disponível em: 

http://www.tvbrasil.org.br/.  


